ICONIC integra seleto ranking nacional Ethos e Época Negócios de Inclusão 2024

A ICONIC, líder nacional do segmento de lubrificantes e graxas, está entre as cinco empresas no segmento de petroquímica que foram destaque no seleto Ranking de Inclusão do Instituto Ethos e da Época Negócios 2024. Esta é uma das mais importantes pesquisas do país no campo da diversidade.

Publicado 12/07/2024

A ICONIC tem realizado diversas ações e, mais recentemente, estabeleceu um compromisso claro em seu relatório de sustentabilidade para ampliar a diversidade na sua estrutura organizacional. Com relação a inclusão de gênero e raça, a empresa deseja alcançar 48% de mulheres na força de trabalho e 50% destas colaboradoras entre as lideranças até 2030.  Além disso, no mesmo período, pretende que 30% de empregados que estão na liderança sejam compostos por pessoas pretas.

Hoje, 27% do seu quadro de colaboradores é formado por mulheres e 32% do público feminino atua em posições de diretoria e gerência. A empresa fechou 2023 com 13% de pessoas pretas em posições de diretoria e gerência.

A agenda positiva para avançar em suas metas de D&I, incluem: a criação de um banco de talentos somente para receber currículos de mulheres; a organização de workshops com debates sobre a representatividade feminina e de pessoas pretas no mercado de lubrificantes; e o fortalecimento na relação com entidades que são referência nas melhores práticas de diversidade, como o Instituto Ethos.

“Na ICONIC, a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da nossa empresa. Por isso, estar no top 5 do nosso setor no ranking Ethos é um sinal de que estamos no caminho certo, com ações efetivas. Como líderes de mercado, sabemos que temos a responsabilidade de liderar a transformação do nosso setor que ainda é majoritariamente branco e masculino. Este resultado nos deixa ainda mais motivados para seguir em frente, rumo ao nosso compromisso”, analisa Roberta Teixeira, Diretora de Tecnologia e Sustentabilidade na ICONIC.

Metodologia
Esta edição contou com mais de 200 participantes, um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior. Contemplou ampla verificação de práticas de diversidade, equidade e inclusão do país, que abrange 12 frentes da gestão do tema nos negócios: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTQI+ e promoção da equidade geracional.

Sob coordenação do Instituto Ethos, a metodologia foi elaborada em colaboração com alguns dos principais movimentos dessa área junto a grandes empresas no país: o Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis).