Voltar

ICONIC e Escola de Impacto promovem programa pioneiro para formação de jovens conscientes e inovadores

Os 15 estagiários ainda recebem orientações sobre neurociência & preconceito, desigualdade social e design thinking como ferramenta de impacto

Publicado 25/11/2022

A ICONIC, gestora das marcas Ipiranga Lubrificantes e Texaco, desenvolve mentoria para classe de 15 estagiários, a maioria entre 20 e 25 anos e estudantes de faculdades públicas. A parceria pioneira ocorre com a Escola de Impacto para um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, competências de inovação e empreendedorismo voltadas ao impacto socioambiental para os jovens. As aulas são quinzenais com 90 minutos cada, que terão duração até fevereiro de 2023.

Durante o curso, são debatidos temas relevantes para a formação de futuros cidadãos conscientes para uma sociedade mais plural e igualitária: neurociência e preconceito, saúde mental, educação para os direitos humanos, racismo, desigualdade social, assédio, filantropia e voluntariado, ESG, dentre outros.

“Esta iniciativa me apoiou a compreender e refletir mais sobre diferentes tópicos. Um exemplo é a relevância dos direitos humanos para o progresso da inclusão na sociedade. Tem sido uma experiência essencial para meu crescimento profissional, especialmente porque o programa de estágio é o primeiro passo na construção de nossas carreiras”, comenta Júlia Mendes, estagiária de gestão de produtos da ICONIC. Ainda há orientação para que os estagiários possam construir soluções inovadoras por meio do processo de design thinking.

A iniciativa surgiu após uma palestra realizada por um dos fundadores da instituição, Henri Zylberstajn, com foco na Inclusão como estratégia de inovação para a companhia. A partir daí, a ICONIC e a Escola de Impacto trabalharam de forma integrada para construção do formato e do modelo em uma estrutura mais corporativa para proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos estagiários.

“Este é um projeto pioneiro, que faz parte do Futuro Sustentável, nossa contribuição para garantir um futuro melhor para as próximas gerações, além de seguirmos com nosso negócio e a nossa missão de transformar o mercado em convergência com as premissas do ESG. Estamos em uma evolução constante e isso requer a união entre empresa e pessoas. Queremos que nossos estagiários tenham desenvolvimento socioemocional para sua vida e carreira com a promoção de diversidade e inclusão, que estão entre nossos pilares institucionais”, comenta Roberta Teixeira, Diretora de Tecnologia e Sustentabilidade da ICONIC.

“Estamos muito felizes por conquistar essa parceria com a ICONIC. Temos percebido que os jovens vêm buscando formas de transformar o mundo em um lugar mais justo, plural e sustentável. Esperamos que as empresas vejam que iniciativas, como a Escola de Impacto, podem estimular a juventude a se tornarem os futuros protagonistas de mudanças sociais”, conta Vanessa Destéfani, diretora da Escola de Impacto.

Voltar