Voltar

ICONIC adota bombonas de 20 litros com resina reciclável

A expectativa da empresa é ampliar a sustentabilidade do seu portfólio, além de fomentar a economia circular

Publicado 01/02/2023

A ICONIC está adotando bombonas de 20 litros com base em PCR, resina obtida a partir da reciclagem de outros materiais plásticos, para serem utilizadas em suas linhas de lubrificantes. Os testes de laboratório, transporte, envase e empilhamento foram realizados, ao longo dos últimos seis meses, em parceria com a Raízes Embalagens, que tem unidades no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A primeira remessa de lubrificantes envasados nas novas bombonas, já está acontecendo. Essas primeiras embalagens serão produzidas exclusivamente na cor preta e com identificação para apresentar o uso de material reciclado. Essa bombona conta com uma estrutura de monocamada, que tem cerca de 20% de resina reciclável em sua composição, e expectativa de chegar ao mercado já no final deste ano. O projeto também prevê a homologação dos demais fornecedores de bombonas da companhia.

A Raízes é responsável, atualmente, pela produção mensal de cerca de 70 mil embalagens de 20 litros com PCR para a ICONIC, total que pode ser ampliado futuramente em 20%. O uso do material reciclável também está sendo analisado e testado em frascos de 1 litro do portfólio da ICONIC. Desta forma, a companhia segue com a evolução de sua linha para apoiar na construção de uma cadeia mais sustentável.

As avaliações para as bombonas de 20 litros e frascos de 1 litro, além dos parâmetros de sustentabilidade, também seguem critérios elevados de excelência e qualidade para evitar, por exemplo, qualquer possiblidade de formação de rachaduras, reconhecidas no mercado como “stress cracking” e quaisquer outros problemas estruturais. A companhia ainda avalia a evolução do projeto - o que possibilita aplicação de maior uso percentual da resina reciclável nas bombonas, com perspectiva de serem disponibilizadas ao consumidor já no próximo ano.

“Também desejamos que nossos produtos tenham embalagens que sigam todos os preceitos da demanda global de ESG para fomentar a economia circular, a reciclagem e a destinação correta de resíduos”, analisa Amanda Costa, especialista de sustentabilidade da ICONIC. O recolhimento destas embalagens é gerido pelo Instituto Jogue Limpo, uma referência em melhores práticas de logística reversa no Brasil, para que todas tenham sua correta destinação.

As iniciativas de sustentabilidade da ICONIC – que contemplam a neutralidade de carbono, inovação, governança, transparência, cidadania, inclusão e diversidade - fazem parte do Futuro Sustentável. Este é um programa desenvolvido em parceria com entidades, clientes e sociedade para ser um legado institucional para que as futuras gerações possam viver em um planeta mais sustentável.

Voltar